ARTESANATO

ARTESANATO
ARTESANATO

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atividade 4.3


REFLEXÃO DO TEXTO


MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS.
Sílvio da Costa Pereira



Hoje em dia é muito importante ter um conhecimento básico do que é mídia, principalmente no contexto escolar.
A constante evolução dos meios de comunicação e tecnologia, permitem a comunicação em tempo real. Com isso podemos trabalhar usando as tecnologias no cotidiano em sala de aula (DVD, rádio, câmera digital, filmadora e computador). São algumas das tecnologias usadas atualmente nas escolas que possibilita um conhecimento mais amplo das mídias.
Criar estrategias e situações de aprendizagem sem perder o foco educacional desenvolver atividades e competências voltadas para a pedagogia. O papel do professor é mais do que ensinar, é de fazer aprender.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROJETO HORTA SUSPENSA








PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA / ALAGOAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM
TEMPO INTEGRAL ENÉAS BENEDITO DOS SANTOS
POVOADO CANGANDU ARAPIRACA – AL







PROJETO HORTA SUSPENSA :
UMA NOVA FORMA DE PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS





ARAPIRACA-AL.
2013


Pessoas envolvidas no Projeto:


Sônia Costa da Silva
Miriam Maria da Silva Santos
Maria José Firmo de Oliveira
Ivanice Maria de Lima Santos


Simone Costa da Silva
Edilene Maria da Silva
Leila Souza Vieira
Edivânia Nunes de Albuquerque Silva
Claudete Silva Santos


Jair Fernandes Santos
Adjane Maria Fernandes Santos
Débora Tenório Farias da Silva
José Renildo (Escola Germino Pedro)


Formadores:

Delma Maria da Silva
José Wilson Araujo de Almeida

TEMA:
Educação como elemento indispensável para a transformação de hábitos alimentares saudáveis.

TÍTULO:
Horta Suspensa : Uma nova forma de produzir alimentos saudáveis.

JUSTIFICATIVA:
Entendemos que a realização do Projeto Horta Suspensa na Escola Enéas, possibilitará melhorar o aprendizado de nossos educandos, visto que a pessoa aprende quando estabelece relação entre novas informações com conhecimentos que já possua e constrói novos significados. O aluno vivenciando na prática a importância de ter uma alimentação saudável, o trabalho se torna mais rico quando eles aprendem a plantar e colher os vegetais, passando a entender que podem produzir alimentos sem agrotóxicos, percebendo a evolução no dia-a-dia do que foi plantado e possibilitando a adoção de posturas pessoais, comportamentais e sociais que lhes permitam ter uma vida saudável, podendo estender esse conhecimento adquirido para a comunidade escolar e sociedade.

OBJETIVO GERAL:
Sensibilizar a comunidade escolar para a criação e preservação da horta suspensa na escola, tendo em vista a importância e benefícios de ter uma vida saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
*Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos e prazerosos, com a participação da comunidade escolar;
*Estimular descobertas através da apropriação das tecnologias na escola;
*Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;
*Pesquisar o valor nutricional, terapêutico e funcional dos vegetais na alimentação;
*Produzir vídeo sobre relatos das experiências vivenciadas.
META:
Construir uma horta suspensa e orgânica na Escola Enéas.

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ao 5º ano, toda a comunidade escolar para que todos possam contribuir na plantação e conscientização para cuidar.

ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS:
Ciências, Língua Portuguesa ,Matemática,História , Geografia e Artes.

MEDOLOLOGIA:
1-Realização de roda de conversa debates e pesquisas para descobrir o que os alunos já sabem sobre horta;
2- Pesquisa de campo com os alunos, para saber se existe horta orgânica na comunidade , que tipos de vegetais são cultivados , como é feito o cultivo, quais os benefícios;
3- Seleção de grupos de estudantes para confeccionar o material , implantar a horta suspensa na escola e zelar pela sua conservação;
4-Pesquisa, leitura e produção de textos sobre a temática estudada .
5-Produção de vídeo

DURAÇÃO:
O projeto terá início no mês de abril de 2013 e continuará durante todo o ano letivo.

RECURSOS MATERIAIS:
Garrafas pet vazias, 1,2 quilo de terra( a cada 3garrafas), 800gramas de adubo ( a cada 3 garrafas),1 quilo de areia, sementes, água, estiletes, tesouras, corda de varal, pá , estercos e pregos.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Computador, internet, câmera fotográfica, vídeos, filmadora, tv, rádio, livros.

AVALIAÇÃO:
Será feita durante todo o processo de construção e desenvolvimento do projeto, observando a participação do aluno e fazendo registros diários.

BIBLIOGRÁFIA:






















Horta Suspensa

   
   

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atividade 4.2 A Bela e Fera

 ALUNOS  DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ENÉAS BENEDITO, PARTICIPARAM DO FESTIVAL DE TEATRO REALIZADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA.
FOI UMA APRESENTAÇÃO BELISSÍMA, ONDE NOSSOS ALUNOS GANHARAM EM PRIMEIRO LUGAR NO FESTIVAL.